Vender é uma arte que envolve várias etapas. Ao tentar compreender este processo de vendas, descobrimos que uma venda pode incluir 5 a 8 etapas. E ao analisar o artesanato, fiquei me questionando muito sobre as etapas deste processo tão intenso e estressante para a maioria de nós artesãs. E quais destas etapas são válidas nos nossos negócios? Leia o breve resumo abaixo
Em geral, para nós artesãs, são importantes os momentos a seguir:
- Prospecção de clientes - quem são meus clientes, quem pode se tornar meu cliente pelo tipo de produto que ofereço, onde encontro ele (será que estou procurando no lugar certo?)
- Abordagem - quais as formas de abordar meu cliente? Ele está na internet, em lojas, na vizinhança, feiras, entidades?
- Identificação das necessidades - através de uma conversa compreender melhor quais os valores e interesses do cliente
- Apresentação - efetivamente apresentar o produto e todas suas funcionalidades
- Lidando com objeçoes - ninguém melhor que você, que entende do seu produto, para lidar com as questões levantadas. É inclusive uma oportunidade ímpar de crescimento do seu negócio e do seu trabalho de artesã.
- Os famosos orçamentos - então...quantos orçamentos você já perdeu? Você tem consciência de que pode ter perdido estas vendas por errar em algumas das etapas anteriores? Ou por procurar o cliente no lugar errado, por não captar o real interesse dele e oferecer algo que não lhe tocou, por deixar alguma objeção levantada sem resposta...enfim ora de pensar
- Fechamento - Este é o momento lindo da venda. Se for encomenda, sugiro cobrar um sinal de entrada (sem direito a devolução no caso de desistência, afinal de contas você já investiu na compra do material). Quem está de boa intenção nunca se negará a pagar este sinal. Fique atento!
- Pós venda, ou seria pré próxima venda? Se o trabalho entregue valeu a pena não tenha dúvidas de que o cliente irá retornar. E se ele fizer propaganda a sua rede de contatos? Melhor ainda! Aí você está de parabéns por ter atingido o que a maioria dos artesãos almeja!
Está com dificuldades de calcular o preço do seu artesanato? Clique neste link que a Carla Tiago pode te ajudar.